Exper News - Colunista Márcio Junior

Márcio Junior

Crie suas próprias oportunidades

Aprendi muito cedo que estar no lugar certo, com a pessoa certa na hora certa, bastava para conseguir alguma coisa, hoje mais do que nunca é preciso estar preparado.

A tecnologia nos propicia uma evolução e uma revolução de oportunidades.  Há três décadas, a infância era composta de brincadeiras como andar de bicicleta, jogar bola, brincar de esconde-esconde, pega-pega, pular amarelinha e corda, descer a rua no carrinho de rolimã, todas essas brincadeiras eram divertidas e sadias! A brincadeira só acabava quando era interrompida pelo chamado dos pais.

Atualmente, temos jogos de todos os gostos e para todos os bolsos. Jogos digitais, em 3D, com a mais alta tecnologia do mercado. A interatividade virtual veio facilitar o exercício da atividade intelectual, estimulando habilidades altamente valorizadas em nosso tempo. É importante dialogar com desconhecidos e destrinchar uma montanha de informações, a fim de desenvolver a capacidade de produção em equipe, de liderança e de autonomia.

Acredito que transferir o estudo para o ambiente virtual é uma espécie de socialização do aprendizado. E métodos e explicações que sozinho levaria muito tempo para alcançar, no ambiente virtual acontece rapidamente.

Estar preparado é saber fazer escolhas corretas. A sua escolha dentre o enorme número de opções na verdade não importa. Insisto na ideia de que para ter acesso às diversas oportunidades que a vida reserva basta estar fortemente preparado emocional, intelectual, fisicamente, socialmente e espiritualmente. Que chamo de 5 saúdes. Essas saúdes devem andar equilibradas e se uma delas não está bem, coloca em cheque todas as outras.

Então não perca mais tempo. Faça um check list das suas 5 saúdes e veja o que é preciso melhorar, desenvolver e investir mais tempo, energia e recursos. Arregace as mangas e vá atrás do seu sonho. Qual o seu sonho ou meta profissional? Você realmente tem se direcionado a tomar atitudes que o levem ao seu objetivo maior? Você tem criado condições para o surgimento de novas oportunidades em sua vida? Você investe na direção dos seus sonhos?

A única maneira de conseguir é focar no seu objetivo. É importante saber levantar e começar de novo, adaptar sua estratégia quando necessário, mas sem nunca desistir.

Você já pensou em empreender? Empreender não significa somente a ação prática de criar um negócio próprio. Este termo se relaciona a atitude de inovar, de se dedicar integralmente a transformar ideias em realidades.

Já dizia Francis Bacon “O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las”.

A vida é feita de oportunidades, você vai mais longe quando tem a coragem de arriscar.


Márcio Junior- pós-graduado em Psicologia Organizacional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduado em Comunicação Social, palestrante, escritor e publisher. Conselheiro CONSCEX- Conselho Superior Comércio Exterior da FIESP, Coordenador do NCE - Núcleo de Comércio Exterior do CIESP Alto Tietê e CEO da CACOMEX-AT - Câmara do Comércio Exterior do Alto Tietê.